domingo, 29 de janeiro de 2012

Choque de opostos

Ao contrário dos clássicos anteriores, a partida entra ABC e América, hoje, às 16h, no estádio Frasqueirão, vem com mudanças. E, a maior delas, é a cordialidade entre as diretorias dos dois maiores rivais do Rio Grande do Norte. Antes mesmo de se reunir com a Polícia Militar e o Ministério Público, para decidirem  o percentual de ingressos que seriam destinados aos torcedores americanos para o clássico-rei, os dirigentes alvinegros se anteciparam e colocaram à disposição da torcida rubra, um total de 3.600 ingressos, o que equivale a 24,5% do total. Um número bem acima do que os 10% que normalmente são enviados aos visitantes.


A aproximação dos dois clubes começou quando o deputado estadual Hermano Morais assumiu a presidência do América, depois da renúncia de Clóvis Emídio. E agora, a amizade parece ter sido selada de vez, com Alex Padang assumindo o cargo maior americano. Parceria entre os clubes já foram cogitadas, mas não foi definido.

Para o clássico de hoje, Alex Padang defendia de que fosse jogo de torcida única, para evitar confronto entre os torcedores. Mas, o presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, e o comandante geral da Polícia, Coronel Araújo, foram contra a ideia e mantiveram o jogo aberto para os torcedores alvinegros e alvirrubros.

Na operação, serão mais de 500 policiais militares para fazer a segurança do clássico, dentro e fora do Frasqueirão, nas ruas que dão acesso ao estádio. A Cavalaria também foi convocada, assim como o Corpo de Bombeiros.

"Quem for ao Frasqueirão será bem acolhido e cada um torça pelo seu clube do coração, que todos possam torcer em paz e hoje não vai ser diferente. Vai ser o primeiro grande clássico de 2012 e acredito também em uma grande festa das torcidas", previu o presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas.

Os torcedores do América vão ficar acomodados no módulo 3 e na cadeiras da parte esquerda das cabines de imprensa. Os americanos vão entrar pelo portão A do estádio Frasqueirão.

Outro fator que deve chamar a atenção no clássico, é a arbitragem. Tanto ABC, quanto o América já fizeram críticas nesse estadual em relação ao desempenho dos árbitros no campeonato. Existia a possibilidade de um profissional de fora do Estado ser contratado para ser o responsável pelo clássico, mas não passou de possibilidade. O escolhido para comandar o espetáculo, hoje, é o potiguar Pablo Ramon. Ele já foi o responsável por apitar um compromisso do América, este ano, quando o rubro venceu o Palmeira, por 3x1, na segunda rodada da competição.

Atacantes querem ser destaques

Eles chegaram a Natal como as maiores contratações para a disputa do campeonato estadual. Mas, até o momento, depois de quatro rodadas, tanto Washington, do ABC, como Soares, no América, ainda não conseguiram corresponder, dentro de campo, ao alto investimento feito neles. É verdade quem ambos tiveram problemas físicos, e só estrearam pelos seus clubes na última rodada, mas, sem conseguir apresentar o futebol que a torcida espera deles. O centroavante alvinegro jogou pouco mais de 70 minutos, até agora, enquanto o atacante americano ficou em campo apenas metade de um tempo. Mas, ambos estão confiantes de que no clássico de logo mais, possam render o que os torcedores esperam.

"Estava treinando bem, aí tive que parar por conta de uma contusão muscular. Depois, me recuperei e não tive muito tempo de treinar com o time e por isso não rendi tudo que podia contra o Santa Cruz. Sei que ainda falta um pouco de ritmo, mas, por se tratar de um clássico, é preciso se doar mais um pouco, para ajudar o seu time. Espero começar a marcar gols para o ABC e ajudar o time a vencer as partidas", disse Washington.

Para Soares, seu primeiro jogo com a camisa do América não foi exatamente como ele esperava. Além de sair de campo derrotado, o jogador não conseguiu realizar uma boa partida. "É melhor esquecer o jogo contra o Coríntians e fazer de conta que o clássico contra o ABC vai ser minha estreia pelo América. Sei que vai ser uma partida difícil, que nosso time precisa vencer para voltar a liderança da competição e estou pronto para ajudar o América, seja com gols, seja com assistências. O mais importante é conquistar os três pontos", finalizou o atacante.

Artilheiros sonham com gols

Normalmente, os artilheiros dos times nas competições sãos os atacantes, em especial os centroavantes, aqueles que vestem a camisa de número 9.  Mas, nesse início de campeonato potiguar, essa regra vem sendo quebrada. Tanto no ABC, quanto no América, os artilheiros não são os homens de frente e sim os que jogam no meio campo. No lado alvinegro, Jérson vem se destacando como o melhor jogador do clube no estadual e já marcou três gols na disputa, assim como Júnior Xuxa, que mesmo sem marcar há quatro partidas, se mantém no topo da disputa da artilharia. Com a responsabilidade, primeiro, de servir os companheiros de ataque, para que eles possam marcar os gols, os dois meio campistas não estão incomodados em serem eles, os goleadores máximos de seus clubes, até o mo-mento.

"Olha só, venho aprimorando nas finalizações e isso vem refletindo dentro de campo. Minha primeira função é servir meus companheiros, mas, as chances estão aparecendo e eu não desperdiçar. O importante é ajudar o ABC a conseguir as vitórias. A artilharia do campeonato fica em segundo plano", disse Jérson, sobre a possibilidade de assumir o posto d goleador do ABC.

Mesmo não atravessando um bom momento dentro da competição, já que o América vem de duas derrotas seguidas, o camisa 10 alvirrubro, Júnior Xuxa se mantém como artilheiro do time no estadual. Os três gols marcados por ele, até o momento, foram todos no primeiro jogo do time na competição, quando a equipe americana goleou o Caicó por 5x0, sendo ele o destaque da equipe da partida.

De lá para cá, o América foi caindo de produção e não marca um gol há duas rodadas. Nada melhor que um clássico para voltar a vencer e, quem sabe, reassumir a liderança da competição, perdida na última rodada, depois da derrota para o Coríntians de Caicó, no Marizão, estádio do interior do Rio Grande do Norte. De líder, o América caiu para a terceira posição na tabela de classificação do campeonato estadual. 

"Estamos vindo de duas derrotas e sabemos das nossas obrigações porque jogamos no América e temos que estar vencendo. O que importa agora é buscar a reabilitação e em cima do maior rival é melhor ainda pois irá levantar a moral da equipe. Sabemos que precisamos dos três pontos e que vamos enfrentar uma equipe que vem crescendo na competição e hoje é líder. Vamos lutar para voltar a vencer e dar alegrias ao torcedor do América", declarou.

Personagens do clássico

WASHINGTON

Depois de ter uma estreia discreta contra o Santa Cruz, o centroavante está confiante para o clássico de hoje, contra o América, no Frasqueirão

SOARES

O atacante foi a maior contratação do América para essa temporada, mas ainda não chegou ao seu ideal na parte física. Começa no banco de reservas

JÉRSON

Um dos poucos que permaneceram no elenco depois da série B de 2011, o camisa 8 vem sendo o líder alvinegro nesse início de campeonato

JUNIOR XUXA

Com um começo arrasador, marcando três gols na estreia, o camisa 10  rubro caiu de produção e espera voltar a se

destacar no clássico de hoje

RUBENS GUILHERME

Desde que assumiu a presidência do ABC, o time disputou seis clássicos, vencendo quatro e empatando os outros dois. Está invicto

ALEX PADANG

Recém empossado como presidente do América, o empresário vai estrear em clássicos como mandatário do clube. Assumiu querendo o título

Ficha técnica

Abc

Camilo; Murilo, Flávio Boaventura, Eduardo e Renatinho Potiguar; Bileu, Carlinhos Santos (Luís Ricardo), Jérson e Raul; Léo Gamalho e Washington.

Técnico: Leandro Campos.

América

Fabiano; Zé Antônio, Edson Rocha e Mauro; Fabinho, Nata, Ricardo Baiano, Júnior Xuxa e Carlinhos; Wanderley e Isac.

Técnico: Flávio Araújo

Estádio: Frasqueirão, Natal/RN

Horário: 16h

Árbitro: Pablo Ramon

Assistentes: Luís Carlos Câmara Bezerra e Clistenes Junny de Souza Alves


Fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário